Santa Vitória

Santa Vitória

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Semana da Família em Carnaúba














No 2º domingo de agosto, Dia dos Pais, a Paróquia de São José realizou a abertura da Semana da Família, evento anual que hoje faz parte do calendário de quase todas as paróquias do Brasil. A abertura aconteceu na Missa celebrada pela manhã, no Bairro D. José Adelino, e, após a missa, os paroquianos vieram em carreata até a Matriz de São José, quando ali fizeram um momento de oração.
Durante a semana de 15 a 20 de agosto, nos diversos setores paroquiais, foram realizadas as novenas da família, seguindo as orientações do livro “Hora da Família”, da CNBB.
O término da Semana da Família aconteceu com a celebração da Santa Missa, no dia 21 de agosto, a qual foi realizada no palanque da Praça São José, que fica localizada em frente à Matriz. A missa teve uma participação surpreendente da comunidade.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

É necessário falar em favor de Jesus

A lei do Senhor é para o nosso bem, para a nossa construção, para realizar o projeto d'Ele a nosso respeito. Deus não deixou de ser Deus, de ser amor, de amar, e amar pessoalmente a cada homem. Só que, para o homem, o Senhor não tem tido vez: na política, na indústria, no comércio, nos meios de comunicação Jesus não tem tido vez. Cristo não tem tido vez nem mesmo nas famílias! Contudo, o Senhor quer que este pequeno resto, que Ele mesmo reuniu e que Ele mesmo ungiu, seja testemunha d'Ele.

Essa é a grande vontade do Todo-poderoso nos dias de hoje. Não porque Ele precise de defesa, mas porque os homens precisam ouvir a respeito d'Ele. Em um tribunal, quando alguém aparece trazendo um testemunho de defesa a respeito de quem está sendo julgado, não muda em nada a situação do réu, porque se ele é inocente, é inocente. Mas o que aconteceu é que todas as pessoas que estão assistindo àquele julgamento – inclusive as que estão ali para dar a sentença –, o juiz que está presidindo, eles se convencem da inocência do réu por causa do testemunho.

Hoje, o mundo precisa ouvir fatos a respeito de Deus para mudar a própria mentalidade. O Senhor precisa que haja pelo menos um punhadinho, pelo menos um grão de fermento, testemunhando os fatos d'Ele. O Senhor quer que você seja Sua testemunha, que você se apresente e fale em favor d’Ele.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Prece a Deus (II)

Deus, criador de todas as coisas, concedei-me primeiramente que eu faça uma boa oração; em seguida, que me torne digno de ser ouvido por ti; por fim, que me atendas. Deus, por quem tende a ser tudo aquilo que por si só não existiria. Deus, que não permites que pereça nem mesmo aquilo que se destrói. Deus, que do nada criaste este mundo, o qual acham belíssimo os olhos de todos os que o contemplam. Deus, que não fazes o mal e fazes que este não seja pior. Deus, que mostras aos poucos, que se aproximam do que é verdadeiro, que o mal é nada. Deus, por quem todas as coisas são perfeitas, ainda com a parte que lhes toca de imperfeição. Deus, por quem se atenua ao máximo qualquer dissonância quando as coisas piores se harmonizam com as melhores. Deus, a quem amam, consciente ou inconscientemente, todos os que possam amar. Deus, em quem todas as coisas subsistem e para quem, contudo, não é torpe a torpeza de qualquer criatura, a quem não prejudica a sua malícia nem o afasta o seu erro. Deus, que não quiseste que conhecessem a verdade senão os puros. Deus, Pai da verdade, Pai da sabedoria, pai da verdadeira e suprema vida, Pai da felicidade, Pai do que é bom e belo, Pai da luz inteligível, pai do nosso desvelo e iluminação, Pai da garantia pela qual somos aconselhados a retornar a ti.

(Santo Agostinho, Solilóquios, n.3)

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Feliz de quem se lembra do pobre e do necessitado

Quem se fecha em si mesmo jamais poderá acolher as graças que Deus deseja derramar sobre sua vida. Quanto mais me esqueço de mim mesmo e de meus problemas, tanto maior será a oportunidade que ofereço a Deus de entrar em minha história e assumir minha vida.

Além da felicidade do perdão e da felicidade consequente do abandono em Deus, é preciso experimentar a felicidade da doação e da partilha. Muitas vezes, não somos curados porque buscamos simplesmente uma vida sem problemas. Queremos que Deus resolva nossos problemas, mas somos incapazes de sair de nós mesmos para ir ao encontro de quem necessita de nossa ajuda.

Cada vez que somos curados e recebemos graças, somos chamados a ser canal de cura para todos aqueles que estão ao nosso redor. No entanto, quando nos fechamos num egoísmo comodista, além de nos fecharmos para receber as graças de Deus, será crescente a experiência de solidão e amargor.

Peçamos, hoje, ao Senhor, a graça de sairmos de nós mesmos e caminharmos ao encontro dos mais pobres e necessitados, não somente de bens temporais como também dos espirituais.

Jesus, eu confio em Vós!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor

Disse Jesus aos seus discípulos: «Vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem. Quem é o servo fiel e prudente, que o senhor pôs à frente da sua casa, para lhe dar o alimento em tempo oportuno? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar procedendo assim. Em verdade vos digo que lhe confiará a administração de todos os seus bens. Mas se o servo for mau e disser consigo: ‘O meu senhor demora-se’, e começar a espancar os companheiros e a comer e beber com os ébrios, quando o senhor daquele servo chegar, em dia que ele não espera e à hora que ele não pensa, expulsá-lo-á e lhe dará a sorte dos hipócritas. Aí haverá choro e ranger de dentes» (Mt 24, 42-51).
A fragilidade da vida, que é também a sua grandiosidade, é por demais evidente. Hoje estamos. Amanhã não sabemos. Há, então, que aproveitar a vida, realizá-la, gastá-la, vivê-la. Cada momento é importante, cada palavra, cada gesto.
Para os crentes, por maioria de razão, a vida é tão importante, e tão efémera, que há que viver como se fosse o último dia, dar tudo, dar-se sem limites. Não deixar para amanhã, ou para depois, ou para quando formos maiores, ou mais velhos. O nosso compromisso é para hoje, para aqui e agora (hic et nunc), com o nosso semelhante, com o mundo actual. Como não sabemos o dia em que seremos chamados à Casa do Pai, há que estar vigilantes e viver como se fosse agora...

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Olhemos as pessoas além das aparências

O bem que podemos fazer hoje, o façamos de todo o coração, mesmo se, muitas vezes, ao longo do dia, não sentirmos vontade de praticá-lo. Fazer o bem é uma forma de estar com o coração sempre unido a Deus. É uma oração eficaz porque o que fazemos aos nossos irmãos, o fazemos ao próprio Deus.

Jesus nos diz hoje: “Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto” (Jo 15,5b).

Certamente, hoje, muitas pessoas virão ao nosso encontro e passarão pela nossa vida. Ao olharmos para elas tenhamos em mente que o Senhor está nelas. Agir dessa forma nos ajuda no exercício de tratar e praticar o bem a todas as pessoas, sem fazer acepção.

Jesus, ensina-nos a fazer o bem todos os dias da nossa vida.

Obrigada, Senhor!

A nossa vida precisa ser fecunda e dar muitos frutos.

Jesus, eu confio em Vós!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Precisamos reavivar nossa fé

O primeiro passo de fé não é crer intelectualmente, mas confiar em Deus: naquilo que Ele é. Acreditar nas verdades que a Igreja ensina é uma consequência da fé.

Ao ler os Atos dos Apóstolos, vemos que São Paulo ia de cidade em cidade pregando o Evangelho. Em todos os lugares, deparava-se com incompreensão, fofocas, perseguição e era sempre levado aos tribunais. Muitas vezes foi condenado; apanhou e foi apedrejado.

Quantas vezes o apóstolo Paulo saiu das sinagogas apanhando... Mas em quem ele confiava? Em Deus! E porque confiava em Deus, apesar de toda perseguição, ia em frente.

Como o apóstolo dos gentios, temos de confiar exclusivamente em Deus, fundamentados numa fé que nos garante que nossa segurança está n'Ele. Todos, neste mundo, falham: marido, esposa, pai, mãe, filho, sacerdote, bispo... As pessoas nas quais mais confiamos e que mais amamos são humanas e, por isso, falham. Não é que vamos deixar de acreditar nelas. O problema é que, se depositamos nossa confiança apenas em pessoas e, pior, se achamos que elas não erram e não decepcionam, vamos viver de frustração em frustração.

Em Deus está nossa confiança! Quantas esposas se apoiam totalmente em seus maridos. Esquecem que eles são de carne e osso e falham. Consequentemente, as esposas se decepcionam. O mesmo pode acontecer com os homens: se depositam sua confiança na esposa, no trabalho, nos negócios... logo vem a decepção!

Precisamos reavivar nossa fé. Não é simplesmente acreditar em algumas verdades: é confiar em Deus. Confiar naquilo que Ele é.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CONGRESSO DOS GRUPOS DE TERÇO DOS HOMENS













Neste domingo, 21 de agosto, o Santuário das Graças em Florânia foi palco do I Congresso do Grupo do Terço dos Homens a nível de diocese. O Congresso contou com a presença de representantes de todos os Zonais, totalizando mais de 800 homens que vivenciaram um grande momento de fé e devoção a nossa Mãe Rainha Maria Santíssima.
O congresso teve início com a acolhida no Santuário das Graças e em seguida a celebração da Santa Missa presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Delson que deu as boas vindas a todos os homens e destacou a grande importância do Terço para a família. Logo após a missa Padre Stanley Lopes Dantas ministrou a Palestra com o tema: "A Importância da Oração do Terço na Vida dos Homens" e que logo após representantes do terço de algumas paróquias falou um pouco da experiência do terço em suas cidades.
Em seguida tivemos a benção do Santíssimo e com muito fervor e devoção juntos recitamos o Terço sobre as bênçãos de Nossa Senhora das Graças. Fomos assim, convidados a saborear um delicioso almoço de confraternização ao som da Filarmônica da Juventude composta por jovens da cidade de Florânia.
À tarde, representantes e delegados do Terço dos Homens das paróquias participaram de uma oficina sobre como elaborar o Estatuto do Grupo na Paróquia, uma vez que a maioria das Paróquias tem Grupos de Terço dos Homens e caminham de forma aleatória, pois, a organização é importante para que o Grupo cresça de forma segura e com objetivos claros e definidos.
fonte:blog do ECC Jardim do Serido

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Somos feitos para o amor

Perdão e providência estão intimamente ligados. O perdão é uma condição fundamental! Urge fazer essa experiência e dar a Deus a chance de abrir as válvulas de nosso coração e “desprender” o perdão. Todos nós passamos por situações dolorosas que nos marcaram muito, por isso, ficamos magoados. São situações que envolvem pessoas, instituições, acontecimentos... Pode ser até que tenhamos nos magoado com o Senhor!

Veja bem: esse “ficar sentido com Deus” é como um coágulo dentro das veias do nosso coração: ele impede o fluxo do sangue. Da mesma forma, a falta de perdão impede a graça de Deus.

Para muitos de nós é difícil perdoar porque isso implica tocar nas feridas e mexer em situações dolorosas. Implica abrir o coração e remexer no “lixão” da nossa vida. Seria mais fácil não tocar em nada disso! Mas imagine conservar uma lata cheia de lixo durante um mês dentro da sua casa! Ninguém aguentaria o mau cheiro.

É isso que acontece conosco, e nos tornamos pessoas difíceis; talvez, as mais difíceis em nossa casa. Sabe qual é a causa disso? Mágoas e ressentimentos: a falta de perdão que carregamos conosco.

Por isso, Deus quer nos libertar. Quer “arejar a casa”. Jogar fora o lixo significa colocá-lo aos pés da cruz de Jesus, para que possa ser queimado. O lugar desse lixo não é seu coração, é aos pés da cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não é o seu coração, é o coração de Jesus.

Esse convite ao perdão não é uma imposição. Você poderia dizer: “Além de tudo pelo que eu já passei, ainda sou obrigado a perdoar?!” Não! Deus quer lhe dar a graça de retirar de seu coração tudo o que está estragado.

Lembre-se: Deus é amor! Somos Sua imagem e semelhança. Por isso, dentro de nós só podem ficar o amor e tudo o mais que o ajuda a amar. Aquilo que é contrário ao amor é tóxico, venenoso.

Somos feitos para o amor!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Em Deus está a fonte da vida

Moisés um dia pediu a Deus: ”Mostra-me tua glória. Deus respondeu: Farei passar diante de ti toda a minha bondade” (Ex 33,18). Foi assim que o Senhor se revelou, toda Sua glória e esplendor se resumem em bondade infinita. A riqueza de Deus é a Divina Misericórdia d’Ele para com todas as criaturas. Todo o bem está em Deus Pai e somente n’Ele alguém pode ser bom.

É por isso que embora o mal pareça vencer no mundo, ele nunca prevalecerá, porque a bondade do Senhor dura para sempre. A maldade e a malícia humana podem acumular mal sobre mal, mas acima delas a bondade de Deus em nada mudará. Jamais o mal vencerá, porque Deus é bom e saberá transformar o que é mal em bem. Em Jesus Cristo, Deus tira o bem até do mal, porque Deus-amor se entregou à morte de cruz por amor, por pura bondade. Que alívio para nós! Que consolo! Que força!

“Senhor, a vossa bondade chega até os céus, vossa fidelidade se eleva até as nuvens. Vossa justiça é semelhante às montanhas de Deus, vossos juízos como as montanhas do mar… Como é preciosa a vossa bondade, ó Deus; a sombra de vossas asas se refugiam os filhos dos homens…Porque em vós está a fonte da vida, e é em vossa luz que vemos a luz” (Salmo 36).

Vamos expressar, hoje, a bondade do nosso Deus dizendo muitas vezes: “Como Deus é bom! Deus é bom para mim! Porque Deus em mim é bondade, serei bondade em tudo que eu fizer”.

Jesus, eu confio em Vós!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A loja de Deus

Entrei numa loja e vi um anjo no balcão. -Santo anjo do senhor, o que vendes? Respondeu-me: - Todos os dons de deus. -Custa muito caro? - Não, tudo é de graça. Contemplei a loja e vi vasos de vidro de fé, pacotes de esperança, caixinhas de felicidade e sabedoria. Tomei coragem e pedi: - Por favor, quero muito amor de deus, todo o perdão dele, vidros de fé, bastante alegria e felicidade eterna para mim e para minha família.
Então, o anjo do senhor preparou um pequeno embrulho que cabia na minha mão. -É possível, tudo aqui? O anjo respondeu sorrindo:
- Meu querido irmão, na loja de Deus não vendemos frutos, apenas sementes. Plante a sua e seja feliz

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Deus não se deixa vencer em generosidade!

Quando temos a coragem de olhar para dentro de nós e perceber nossa verdade, a luz de Deus entra e a solução aparece. A primeira condição para o Senhor trazer a prosperidade para nossa vida e a solução para nossos problemas e tribulações é a abertura de coração. É deixar que o Espírito Santo nos mostre a nossa realidade interior: nossa verdade. Mesmo que seja desordem, vícios, pecados, nada pode ficar às escondidas. Para o Senhor fazer maravilhas em nós, precisamos estar totalmente transparentes em tudo e para todos.

A Providência Divina vem em nosso favor quando:

Primeiro – Colocamos nossa verdade diante de Deus e não mentimos para Ele nem para nós mesmos.

Segundo – Conscientizamo-nos daquilo que nos é supérfluo.

Terceiro – Colocamos o supérfluo à disposição do Senhor para que Ele possa fazer o milagre.

Nós que estamos com dívidas precisamos olhar dentro de casa e verificar onde está o supérfluo. Como você pode gastar o precioso dinheiro de modo a ter o necessário e ainda ajudar os outros? O que o Criador lhe dá como salário é tudo o que você tem? É de seu salário que Ele vai fazer o milagre acontecer, mas não sem luta!

No Evangelho vemos Jesus dando o melhor vinho para as bodas de Caná, mas foi necessária a matéria-prima: seiscentos litros de água. Sem a água não teriam o vinho. Da mesma forma, em outra ocasião Cristo alimentou uma multidão, mas foi necessária a matéria-prima: cinco pães e dois peixes.

Qual é a sua matéria-prima para Deus operar o milagre? Talvez você só tenha o seu salário. É de seu salário que o Senhor vai usar para lhe dar todo o necessário. Mesmo que seu salário seja muito baixo, é dele que o Pai vai usar.

Talvez você nem tenha salário... O que você tem? Uma horta? Algumas galinhas? Uma árvore frutífera? Uma jóia? Isso será o que o Altíssimo vai usar como matéria-prima para lhe trazer todo o necessário.

Recordo-me de um casal da Canção Nova que, numa hora difícil, lançou mão de roupas e as vendeu num bazar de roupas usadas, para comprar alimento na feira. Nunca a feira rendeu tanto como naquele dia. Eram verduras e legumes em tal quantidade que aquele dinheiro nunca poderia comprar. Era a mão de Deus usando a matéria-prima que eles ofereceram.

Talvez você tenha algo supérfluo. Você não imagina o que o Senhor pode fazer com seu supérfluo quando você o coloca à disposição d'Ele para que Ele possa fazer o milagre.

Experimente. Seja generoso. Deus não se deixa vencer em generosidade!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

(Trecho do livro "Divina Providência - Considerai como crescem os lírios" de monsenhor Jonas Abib

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O casal que reza junto não se separa diante das dificuldades

São Paulo diz que os maridos devem amar as suas esposas. Você está disposto a amar a sua esposa a ponto de se entregar por ela?
É dogma de fé que a Igreja é santa, nunca podemos dizer que a instituição criada por Cristo tem pecado, pois os pecados são dos filhos dela [Igreja], os pecados são nossos. E por que a Igreja é santa? Porque Cristo entregou-se por ela na cruz, para que ela fosse sem mácula.
Pela mentira o demônio quer destruir os casamentos, quando se mente para o marido ou para a esposa, você está dando ocasião para o maligno.
A porta por onde o demônio entra tem nome, se chama pecado, por isso o casal não pode pecar.Quando o casal está unido no amor de Deus, ninguém o separa. O amor é que une o casal, São Paulo diz que o amor é paciente, é bondoso, não busca os próprios interesses, não acaba nunca, só o amor faz com que perdoemos uns aos outros até mesmo quando um errou com o outro.
É preciso que nos alimentemos do amor de Deus. E isso vai acontecer onde? Na Igreja, na Eucaristia, na oração, pois o casal que reza junto não se separa diante das dificuldades, pois tem forças para superar todos os problemas.
A família tem duas dimensões: a primeira dimensão é o “casal” e a segunda, são os “filhos”. A família é sagrada, ela não foi instituída por homem, por um papa, mas por Deus. Deus Pai quis dar uma ajuda adequada ao homem, por isso, deu-lhe a mulher como vemos no livro do Gênesis. A mulher foi a última criação do Senhor, foi o ápice da criação.
O Todo-poderoso quis que, na raiz da família, houvesse uma aliança e por essa razão os casais hoje trazem uma aliança em suas mãos. O Papa João Paulo II pedia: “casais cristãos sejam para o mundo um sinal do amor de Deus”, de forma que – quando os demais os [casais] virem superando os problemas existentes no mundo – possam ver o amor de Deus.
O Criador deseja que, através do sacramento do matrimônio, homem e mulher sejam uma só carne, que sejam um só coração, uma só alma, um só espírito. Infelizmente, existem pessoas que estão casadas há anos, porém, ainda não parecem estar casadas.
Falo também aos jovens: se você brincar com seu namoro, você já está destruindo seu casamento, pois ele [namoro] é o alicerce para um casamento, é a preparação, a parte mais demorada, mais difícil. O Papa lá em Sidney, na Austrália, pede ao jovens que aceitem o desafio de viver na castidade, pois um casal só pode se unir e ter uma relação sexual após o casamento, que é o tempo propício para isso.
Jovens cristãos, está na hora de dar uma lição ao mundo. Na África, onde a AIDS mais acontece, em Uganda eles conseguiram baixar [a AIDS] de 26% para 5% a contaminação da população do país, pois o presidente católico fez uma campanha para que vivessem o sexo somente no casamento, tantos os jovens como os casais já casados.
Hoje estão colocando máquinas de camisinha nas escolas para que os jovens as usem; porém, eu digo: ensine seu filho a não fazer isso, pois eles devem aprender que seus corpos são um templo santo e não podem viver como o mundo ensina.
O remédio não é empurrar os jovens para o sexo fácil, mas sim, viver a castidade!
Prof. Felipe Aquino.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sejamos quem somos

A nossa força vem do Senhor; sem o Seu auxílio, ninguém é forte e ninguém é santo, como rezamos numa das orações da liturgia da Igreja. Por essa razão, nós precisamos ter a humildade de pedir ajuda a Deus, e em muitos momentos precisamos expressamente da ajuda das pessoas, porque não somos superpotências. Muitas vezes, não queremos demonstrar nossas fraquezas e passamos a ostentar uma postura de quem pode tudo, então, a vida fica complicada.

“Tudo podemos naquele que nos fortalece”, como diz São Paulo na Carta aos Filipenses, mas por nós mesmos, nada podemos. Com a graça de Deus tudo se torna possível, mas sem a graça não tem jeito.

A proposta de Jesus é para que sejamos pequenos como as crianças, porque delas é o Reino dos céus.

Senhor, dá-nos um coração de criança.

Jesus, eu confio em Vós!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O que somos e o que temos é de Deus

“Procurai primeiro o Reino e a justiça de Deus, e tudo isso vos será dado por acréscimo” (Mt 6,33).

Procurar primeiro o Reino e a justiça de Deus é querer o Senhor em primeiro lugar. É centralizar tudo n'Ele. É buscá-Lo não porque precisamos de saúde, de dinheiro, de garantia e prosperidade, mas porque Deus é Deus e merece ser amado, obedecido e adorado por Si mesmo. Deus é Deus e nós devemos ser os adoradores.

O que somos e o que temos é de Deus, assim como a luz da lua vem do sol. Se tiramos Deus da nossa vida, tudo começa a se complicar. Mas compreenda: não é que o Todo-poderoso castigue, é que dependemos profundamente e em tudo d'Ele.

Deus precisa ser o primeiro! Este é o sistema do Senhor! O mundo nos enganou e entramos direitinho no sistema dele. Nossa própria inteligência fez que invertêssemos a verdade e colocássemos Deus a nosso serviço, de acordo com nossas vontades.

É um erro pensar que o Senhor o tenha castigado só porque você, até agora, não O colocou em primeiro lugar. Não foi isso: quem castigou você foi o próprio sistema do mundo.

Deus te abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

(Trecho do livro "Divina Providência - Considerai como crescem os lírios" de monsenhor Jonas Abib)

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Assumamos a Cristo como único Senhor da nossa vida

”Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar. Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: Eu quero, fica purificado. E imediatamente, a lepra o deixou” ( Lc 5, 12-13).

Aproximemo-nos de Nosso Senhor Jesus Cristo com fé, para que Ele nos purifique de todos os nossos pecados e “lepras” de forma a vivermos a verdadeira dignidade de filhos de Deus, como aconteceu com o leproso. Assumamos a Cristo como único Senhor da nossa vida. Hoje, o Senhor nos convida para nos reconciliarmos com Ele por intermédio da confissão. Busquemos um sacerdote e confessemos todos os nossos pecados.

”E se encontra a ovelha perdida, sente mais júbilo do que pelas noventa e nove que não se desgarram” (Mt 18,13).

Perdoar e pedir perdão pode ser, para muitos, viver conivente com o erro, mas, nós, que cremos e experimentamos a bondade de Deus, sabemos que a misericórdia divina sempre é um convite à conversão e à mudança de vida.

”Assim é a vontade de vosso Pai celeste que não se perca um só destes pequeninos” ( Mt 18,14). Por isso, não tenhamos medo de ser misericordiosos e de nos arrependermos.


Jesus, eu confio em Vós!

LOUVORES











Nos dia 28 e 29 de julho do referido ano, foram realizados louvores nas ruas Tonheca Dantas e na Juvenal Lamartine, na cidade de C. dos Dantas/RN. Mais uma vez, fomos abençoados com músicas que proclamaram o Espírito Santo de Deus, além de partilhas e testemunhos de vida por parte das pessoas ali presentes.

O louvor do dia 28 aconteceu na casa de Dona Nenê, na Rua Tonheca Dantas, em comemoração aos seus 65 anos. Filhos e netos fizeram questão de provar a ação do Espírito Santo em suas vidas com momentos de alegria, leitura e partilha do Evangelho e, testemunhos de amor, humildade e simplicidade.

No dia 29, o louvor aconteceu na casa do casal Nonato e Elisangela. O casal completou nesse dia, 11 anos de união. São pais de duas meninas lindas e um casal de gêmeos. Ali, a ação do Espírito Santo se fez novamente presente e os testemunhos, fizeram refletir o quanto somos falhos, inclusive, como pais, inclusive como família. Afinal, até onde vai nosso amor por Deus? Será que amamos o nosso (a) companheiro (a) dentro daquilo que Jesus deixou escrito como ensinamento na Sagrada Escritura? Até onde podemos comparar o amor humano entre homem e mulher, entre pais e filhos... Com o amor do Pai? O que nos falta como família? O que nos falta como casais? O que nos falta como filhos?

Mateus 7, 7 – 11

“Peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta. Quem de vocês dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês que está no céu dará coisas boas aos que pedirem”.

Que a benção do Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre convosco.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A fé amplia e purifica a nossa visão

Nós precisamos aprender a cada dia a fazer uma leitura dos acontecimentos da vida à luz da fé para extrairmos o melhor e não pararmos no negativo. Nada pode se antepor à nossa fé, nem as situações mais desencontradas.

É interessante perceber como o Evangelho narra a história da cananeia que tinha uma filha atormentada por um espírito do mal; ela vai atrás de Jesus e suplica insistentemente ao Senhor que tenha piedade dela, e o mais belo é que a sua insistência arranca do Senhor um elogio e alcança a graça: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” (Mt 15, 28).

A fé nos faz prosseguir na caminhada mesmo quando tudo aparentemente parece insolúvel.

Façamos hoje atos de fé e não permitamos que em nenhum momento o desânimo e a incredulidade tomem conta do nosso coração.

Meu Senhor e meu Deus, eu creio, mas aumentai a minha fé.

Jesus, eu confio em Vós!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Os cachorrinhos comem das migalhas que caem...

Uma mulher cananeia, vinda daqueles arredores, começou a gritar: «Senhor, Filho de David, tem compaixão de mim. Minha filha está cruelmente atormentada por um demónio». Mas Jesus não lhe respondeu uma palavra. Os discípulos aproximaram-se e pediram-Lhe: «Atende-a, porque ela vem a gritar atrás de nós». Jesus respondeu: «Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel». Mas a mulher veio prostrar-se diante d’Ele, dizendo: «Socorre-me, Senhor». Ele respondeu: «Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos». Mas ela insistiu: «É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos». Então Jesus respondeu-lhe: «Mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas». E, a partir daquele momento, a sua filha ficou curada (Mt 15, 21-28).
A salvação que nos é trazida em Jesus é universal e não elitista. Jesus vem para todos, judeus e gregos, escravos e livres, homens e mulheres, idosos e crianças.
No Evangelho proposto para este dia vemos a hesitação dos judeus, manifesta no diálogo entre Jesus e a cananeia. Nas palavras de Jesus, a ideia dos judeus em geral e dos discípulos em particular, pensando que o Messias viria apenas para libertar Israel, esquecendo que a eleição do Povo da Aliança é instrumental, isto é, foi sempre na perspectiva de ser instrumento de salvação e de bênção para todos os povos. Nas palavras da cananeia e dos discípulos, a visão de Jesus. Ele vem para todos. O diálogo está claramente invertido. Jesus vai levar algum tempo a fazer compreender aos seus discípulos que a salvação não é exclusiva (não exclui ninguém) mas é inclusiva (inclui toda a humanidade, basta a fé).
Neste episódio, vê-se claramente, que a salvação não é uma conquista ou um direito de uma raça ou de uma religião, mas resulta da adesão firme ao Evangelho, da fé que se professa. Ela (mulher cananeia) é salva porque acredita. Isso mesmo lhe diz Jesus: faça-se como desejas. É a abertura do coração, a nossa fé que nos leva a Jesus, para n'Ele nos encontrarmos na salvação de Deus.
E tal como ontem na relação de Pedro com Jesus, também hoje o segredo está na humildade, na abertura ao mistério que vem de Jesus. Com a mulher não tenhamos medo de suplicar: «Socorre-me, Senhor».

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Deus vê o seu coração

Há dois sistemas, e eles são opostos. De um lado, o sistema de César, o sistema deste mundo: o sistema do príncipe deste mundo, o maligno. De outro lado, o sistema de Deus, o sistema do Evangelho. Não dá para servir a Deus e a este mundo. Não é possível ser de Jesus e do príncipe deste mundo! É preciso decidir entre os dois sistemas. Não é questão de palavras, de aparências: é questão de coração. E Deus vê o coração.

Enquanto permanecermos ligados ao sistema do mundo seremos influenciados por ele e não nos será possível entrar no sistema de Deus. Ambos [sistemas] são radicalmente opostos. É preciso fazer uma escolha: ou estamos no sistema do mundo ou estamos no sistema de Deus. É uma lógica: para sermos auxiliados pelo Todo-poderoso precisamos estar no sistema d'Ele. Se continuarmos no do mundo, seremos tratados pelo mundo e do jeito que o mundo nos trata. Para deixarmos de ser vítimas desse sistema temos que deixá-lo de lado e nos colocarmos no sistema de Deus.

Na hora em que eu me decido a deixar o sistema do mundo, que é baseado em egoísmo, ganância, mentira, falsidade, corrupção, na busca do dinheiro; no momento em que eu me decido a deixar de enganar e prejudicar os outros; quando sinceramente eu me decido a sair do sistema do mundo e a entrar no sistema de Deus, Sua Palavra se torna realidade em minha vida e: “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8,28).

Não falo de um “evangelho de prosperidade”, que diz que, se eu for à igreja e fizer isso e mais aquilo, se ajudar essa e mais aquela obra, se der uma boa contribuição para tal igreja ou tal obra, Deus me dará como recompensa a prosperidade ou um emprego. Não é assim! Não falo de comprar Deus! Porque “os homens veem as aparências, mas Deus vê o coração” (cf. 1Sm 16,7b). Não me adiantará fazer belos discursos ou oferecer grandes ajudas financeiras se meu coração não estiver no sistema de Deus.

Os homens veem as aparências: fazem belos discursos, belas apresentações, mas o Altíssimo vê o coração! Na hora em que eu me decido sinceramente por deixar o egoísmo e parto para o sistema de Deus, que é amor, doação; se decido ter um coração generoso como o de Deus, se quero ser simples, humilde, mesmo não o sendo completamente, eu já estou no sistema do Senhor. É aí que tudo começa a concorrer para o meu bem, por isso, também a solução de nossas finanças, de nosso desemprego e tudo o mais está aí. Tudo se resolve pela mudança do coração!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

(Trecho do livro "Divina Providência - Considerai como crescem os lírios" de monsenhor Jonas Abib)