Santa Vitória
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
A vida cristã é luta
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Como suportar a batalha espiritual?
O Corpo de Cristo, presente na Eucaristia, vem atingir plenamente o nosso ser.
Quantas pessoas hoje sofrem de depressão, angústia, tensão e insônia, dependendo de remédios para dormir e viver com um pouco de tranquilidade. Malefícios que são consequência da tentação, que vem para destruir tudo em nossa vida.
Para suportar a batalha espiritual, na qual estamos envolvidos, precisamos da Eucaristia.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Precisamos ter muito cuidado com nossas palavras
Quando você fala mal, no fundo, é como se quisesse que aquilo acontecesse! Para ser bem franco, equivale a rogar uma praga, lançar uma maldição. Padre Robert DeGrandis, grande conhecedor do assunto, diz: “Cuidado com as suas palavras, porque: ou elas são bênçãos ou são maldições!”
Sem você perceber, a palavra de maledicência acaba sendo a palavra de maldição. Você não quer semear uma erva venenosa, mas se deixar sementes dela escaparem entre os dedos estas sementes vão frutificar! Os esposos não podem falar mal um do outro. Da mesma forma, os filhos não podem falar mal dos pais e dos irmãos. Tampouco pais não podem ficar falando mal dos filhos. Cuidado, porque o que você fala é semente. E o inimigo de Deus está querendo que essas sementes caiam e frutifiquem.
Suas palavras precisam ser bênção. Se o marido errou, tenha palavras de bênção a respeito dele para tirá-lo do erro, para levantá-lo da lama em que escorregou e ficou caído. Assim também com a esposa e com os filhos. Cuidado com suas palavras!
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
terça-feira, 27 de setembro de 2011
CANSADOS, MAS FIÉIS
Aplicai-vos em guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres. Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude". (ef. 4,1ss)
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Quem recebe a Eucaristia recebe o Corpo de Cristo
Quando comungamos recebemos realmente o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo: o Corpo de uma Pessoa viva, que tem Carne, Sangue, Ossos, Sentimentos e Coração.
“Os judeus discutiam entre si: 'Como é que ele pode dar a sua carne a comer?'” (Jo 6,52).
Jesus sabia das dúvidas que viriam e do que haveriam de dizer: que a Eucaristia é apenas um símbolo, que é apenas uma entrega “espiritual” do Senhor à Sua Igreja. Por isso Ele tornou a afirmar: “Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele.”
Quem recebe a Eucaristia recebe o Corpo de Cristo. É o Senhor permanecendo em nós, e nós, n'Ele.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Mensagem para reflexão
E pensar em desistir,
Lembre-se dos obstáculos
Que já superou.
OLHE PARA TRÁS.
levante,
Não fique prostrado,
Esqueça o passado.
OLHE PARA FRENTE.
Por alguma realização pessoal,
Sonde suas motivações.
OLHE PARA DENTRO.
Enquanto seu coração é sensível,
Socorra aos que o cercam.
OLHE PARA OS LADOS.
No afã de concretizar seus sonhos,
Observe se não está pisando EM ALGUEM
OLHE PARA BAIXO.
Seja qual for sua atividade,
Busque a aprovação de Deus!
OLHE PARA CIMA.
pois se eles se forem,
você continuara vivendo,
mas terá deixado de existir".
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Pergunte tudo a seu Senhor. Ele responderá
Por isso, nunca suponha nada! Pergunte tudo a seu Senhor. Ele responderá. O Senhor tem abundância de sabedoria para dar aos seus filhos. E quando começarmos a perguntar, quando começarmos a obter respostas do Senhor, saberemos afinal como educar os nossos filhos, como conduzir a nossa família, como nos portar diante do marido, diante da esposa. Vamos saber como nos comportar com o vizinho, com o patrão, diante do pároco, do Bispo, dos dirigentes da nossa paróquia, diante dos coordenadores do grupo de oração. Vamos saber agir diante dos nossos semelhantes, com as pessoas que estão sob nossos cuidados, no grupo de jovens, no grupo que dirigimos, vamos saber como nos conduzir.
Não porque tenhamos nos tornado sábios, mas porque a cada coisa que perguntamos ao Senhor, Ele irá nos respondendo, respondendo, respondendo.
Deus te abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Enxerguemos nos desafios a oportunidade de crescer
Santa Teresa D’Ávila, ao longo da sua caminhada, percebeu que para tudo é preciso ter determinação e em algumas situações nós precisamos ter um “determinada determinação”. A vida é feita de alegrias, de dores, de vitórias, de quedas e de muitos desafios, mas de maneira alguma podemos parar ou nos intimidar diante deles. Precisamos enxergar em cada desafio uma oportunidade para avançarmos e não para retrocedermos.
“E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (I Jo 5,4b)
Como é maravilhoso saborearmos os frutos que colhemos quando superamos cada etapa da vida. A fé em Deus nos faz transpor obstáculos, montanhas e tribulações, porque no Senhor tudo podemos.
Obrigada, Jesus, pela Sua infinita bondade na nossa vida.
Jesus, eu confio em Vós
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Peça sabedoria no uso dos dons
O Senhor quer que nós vivamos a sabedoria. Vive-se a sabedoria com humildade, com paciência, dando tempo ao tempo, perguntando ao Senhor como, quando e a quem manifestar os Seus dons.
Não adianta fazer as coisas que nós achamos boas: “Eu acho...” “Ah, eu pensava...”. O povo diz que "de pensar morreu um burro". Não adianta esse “eu pensava, eu achava”. A sabedoria se faz a partir daquilo que o Senhor nos manda fazer. Quando fazemos as coisas segundo nosso entendimento, perdemos a unção: “Porque eu acho, porque eu penso, porque seria melhor, porque o povo me pressionou”.
Mais do que nunca, o Senhor quer nos ensinar a sabedoria. É como se fôssemos ovelhas. A ovelha é um animal que não tem sabedoria nenhuma. Os cães têm faro, os gatos são espertíssimos, as aves conhecem as coisas, mas, de todos os animais, o mais desprovido de inteligência, sem tino, sem direção, é a ovelha. E a nós, que somos ovelhas, o Senhor quer dar sabedoria.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Oração do Amigo
Que as pedras sejam removidas do seu caminho,
Que tenha forças para carregar seus fardos,
Que encontre coragem para resistir ao mal,
Que possa ver o amor em todos os seres,
Que seja abraçado pela lealdade,
Que encontre conforto e saúde se estiver doente,
Que seja próspero e saiba partilhar,
Que tenha paz cobrindo seu espírito,
Que sua mente obtenha os conhecimentos,
Que use sabedoria para aplicá-los,
Que saiba distinguir o Bem do mal,
Que tenha Fé para manter-se forte na dor.
SENHOR, Olhai pelo meu amigo!
Protegei cada passo que ele der,
Que a cada novo dia ele aceite o novo,
Que saiba alegremente comunicar novidade,
Que Vos sinta em todos os momentos
E que tenha o Vosso colo por toda a Eternidade!
Amém.
Autoria Desconhecida
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Estamos em tempo de ter acesso à Sabedoria de Deus
Muitos exegetas mostram que tudo aquilo que se diz no Antigo Testamento a respeito da sabedoria refere-se diretamente a Nosso Senhor Jesus Cristo, que é a sabedoria do Pai, a sabedoria encarnada. E Deus quer fazer de nós partícipes dessa sabedoria disposta em favor da redenção do humano.
Estamos em tempo de ter acesso à sabedoria que Deus incute em nosso coração: "Incutir-lhe-ei a minha lei, gravá-la-ei em seu coração" (Jeremias 31, 33). Temos de entender não com o coração físico nem com o coração como sede dos sentimentos, mas com o coração bíblico, que significa o centro, o mais profundo do nosso ser. Aqui o Senhor semeia Sua sabedoria.
Deus te abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
A Cruz agora está vazia!
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Obediência, nossa resposta ao Senhor
Mas se Deus fala, mostra, e não obedeço, vou ficando "casca dura", ficando surdo. O Senhor não se cala, mas eu vou ficando surdo, calejado em não ser mais capaz de entender o que Ele está mostrando e em não obedecer. Mas Deus Pai nos dá uma grande chance de aprender a sabedoria em todas as coisas de nossa vida. Comece a fazer isso, a partir de agora; se você já fazia, melhor ainda; se não, comece a fazer:
- Pergunte a Deus sobre tudo;
- Comece a colher lá dentro de você a resposta do Senhor, espere essa resposta;
- Uma vez que o Todo-poderoso lhe deu a resposta, obedeça.
São três coisas simples: pergunte tudo, colha a vontade de Deus lá no fundo do seu coração e, terceiro, obedeça.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
terça-feira, 13 de setembro de 2011
ERRADOS SÃO OS DO MUNDO, CARAMBA!
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Pergunte e espere a resposta em oração
- "O que é que eu faço, Senhor?"
E começo fazendo isso em oração, pedindo ao Senhor, apresentando-me a Ele. Tenho de envolver aquela pergunta em oração, e eu começo tudo orando e perguntando ao Senhor, com toda humildade:
- "Eu necessito, Senhor, de uma resposta".
E essa humildade é a chave de tudo. O que nos atrapalha muito é o orgulho. Achamos que já sabemos tudo, que somos capazes de resolver tudo... Então, aprendamos a começar com toda a humildade, dizendo:
- "Senhor, eu não sei o que fazer, eu não sei qual é o melhor caminho".
Depois pergunto em oração e começo a esperar a resposta em oração. Não vou esperar que Deus me responda logo. Muitas vezes, Ele vai demorar a me dar a resposta e eu, pacientemente, continuo orando, continuo escutando Deus, até colher a resposta.
Deus te abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
terça-feira, 6 de setembro de 2011
Reze pelas pessoas que o perseguem
Quando dispomos o nosso coração para abençoar as pessoas com as quais convivemos, a luz de Cristo vem sobre nós e passamos a enxergar a vida e as pessoas com uma nova visão. Muitas vezes, as nossas amarguras, os nossos dissabores, os ressentimentos, as mágoas, o negativismo e as críticas obscurecem a nossa visão e o nosso coração e, assim, nos tornamos incapazes de ver as coisas como, de fato, elas são.
Somos convidados por Deus a olhar para nós mesmos, para as pessoas e para o mundo que nos cerca com o olhar de Jesus. Somente com o auxílio da graça divina somos capazes de perceber o que há de belo na vida, mesmo quando as dificuldades batem à nossa porta. Cultivemos o bom humor, a alegria e a disposição de amar e abençoar a todas as pessoas. Hoje não pode ser mais um dia na nossa vida.
Façamos hoje um firme propósito de abençoar e falar uma palavra de ânimo, de consolo e de bênção para o nosso próximo.
Pode ter certeza de que, ao agir dessa forma, você será o primeiro a ser beneficiado pela graça de Deus. Rezemos pelas pessoas que nos perseguem, que nos desprezam, que nos criticam, por aquelas que falam mal de nós e de quem temos antipatia.
“Quero, portanto, que em todo o lugar os homens façam a oração, erguendo mãos santas, sem ira e sem discussões” (I Tm 2,8).
Jesus, eu confio em Vós!
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Coloquemos toda a nossa confiança no Senhor
A palavra de ordem é decisão! Precisamos ser homens e mulheres decididos. Diante de cada situação e diante de cada pessoa que nós encontramos, precisamos ter uma atitude ativa e solidária.
Muitas situações adversas acontecem no dia a dia e despertam em nosso coração a dúvida, o medo, a tristeza, o ressentimento, a mágoa. Contudo, não podemos nos deixar arrastar por esses sentimentos nem alimentá-los em nosso coração, porque eles nos cegam, tornando-nos impotentes, de modo que não conseguimos enxergar uma saída para tudo o que estamos vivendo, e, assim, acabamos por nos tornar pessoas amargas e negativas.
Diga para você mesmo, para o Senhor e para as pessoas com as quais você convive: eu me decido de hoje em diante a amar, a perdoar, a fazer o bem. Eu quero viver de hoje em diante de maneira diferente, segundo os desígnios do Senhor para mim.
Com certeza, Deus já abençoou a sua decisão. Vamos fazer juntos este propósito? Que o Senhor o abençoe neste novo tempo.
Coloquemos toda a nossa confiança no Senhor.
“Só em Deus repousa a minha alma, é d’Ele que me vem o que eu espero” (Sl 61,6).
Jesus, eu confio em Vós!
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Com se faz a renovação em nós?
- Que experimentemos e usemos o poder de Deus;
- Que experimentemos e usemos a sabedoria de Deus;
- Que experimentemos e usemos o amor que vem de Deus, amor que está em nós, que nos foi dado.
As três coisas em conjunto: o poder, a sabedoria e o amor. A renovação se fará justamente por meios dessas três realidades: o poder de Deus, a sabedoria de Deus e o amor que vem de Deus. O Senhor quer que, assim como fazemos a experiência do poder d'Ele, também experimentemos, tenhamos e usemos a sabedoria d'Ele em nossa vida.
Deus te abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Pentecostes, uma realidade atual
Pentecostes aconteceu uma vez na Igreja. Sim, aconteceu uma vez, mas começou como uma fonte que se transformou em um regato, e esse regato depois se transformou num riacho, e depois transformou-se num rio e hoje transformou-se num rio maravilhoso, num rio-mar que vem abrindo e desbravando as matas e chegando até nós. Somos inundados por Pentecostes, que é hoje uma realidade para nós, não é um fato do passado.
Vivemos Pentecostes, em nosso cenáculo, na presença da Virgem Maria. O Espírito Santo derramou-se sobre nós e experimentamos os dons e frutos d'Ele.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova