Santa Vitória

Santa Vitória

domingo, 6 de fevereiro de 2011

SISTERNA NA PARTE DE CIMA DO SANTUÁRIO DO MONTE DO GALO"










Uma das dificuldades encontradas pelo Setor Administrativo do Santuário do Monte do Galo sempre foi o reabastecimento de água na parte de cima do Santuário. Por esse motivo, pessoas da comunidade em conversa com a Irmã Vera Lúcia (Irmã Josefina) decidiram que já era chegada a hora de se pensar em melhorias que pudessem suprir esse deficiência pensando no bem-estar, principalmente, dos romeiros.
Segundo o Senhor João Batista Dantas (mais conhecido pelo apelido de Leleu), a construção de uma sisterna na parte de cima do Santuário só favoreceria os romeiros que o visitam e, as pessoas daquela comunidade.
Em conversa com o Senhor João Batista (Leleu) ficou esclarecido que o principal objetivo dessa sisterna é a limpeza dos banheiros, prédios e espaço físico em geral do Santuário do Monte do Galo, já que se tornava difícil tais ações por ser o "Monte" de difícil acesso para o reabastecimento da água a ser utilizada para devidos fins. A construção foi realizada por quatro pessoas do município: Um Mestre de Obra, dois serventes e um ajudante que era o encarregado de levar para a parte alta do Monte todo o material de construção. Esse material era colocado em um carrinho de mão aclopado a uma moto e levado para o local da construção.
A sisterna comporta aproximadamente 100 mil litros de água. Tem o formato de um funil, portanto, a parte de cima medindo quase 7 metros de profundidade e 4 metros de largura.
Segundo informações coletadas, foram gastos na sisterna um total de quarenta e oito(48) sacos de cimento, sendo dez (10) sacos doados pelo senhor Beto de Zé Matias. O gasto em espécie para tal construção foi em torno de R$ 7.000,00, sendo todos os outros recursos, responsabilidade da Paróquia de Carnaúba dos Dantas - RN.
O pároco local, o Padre Valdir deu todo o apoio necessário para que a construção fosse realizada com sucesso, inclusive, fazendo várias visitas ao local.
Desde já, as pessoas da comunidade do "Monte do Galo", Bairro Dom José Adelino Dantas, comerciantes que sobrevivem do turismo religioso naquela localidade e, romeiros, agradecem a iniciativa da Irmã Vera Lúcia e colaboradores em geral pela maravilhosa iniciativa.
Que Santa Vitória os ilumine . Amém.

Nenhum comentário: