Santa Vitória

Santa Vitória

domingo, 4 de abril de 2010

SANTA VITÓRIA

O Monte do Galo, Santuário que fica em Carnaúba dos Dantas recebe milhares de pessoas (romeiros) que vem em peregrinação de várias partes da Paraíba para pedir ou agradecer graças recebidas. Geralmente, essas pessoas procuram os tempos fortes da Igreja católica para bendizer a Santa Vitória pelos milagres por ela concedidos. É possível ver nos museus que ficam no Monte do Galo a quantidade de objetos, vestes, cartas, bilhetes, fotos e artigos variados deixados por romeiros ou visitantes como uma forma de mostrar para todos aqueles que por ali passarem, que foram agraciados com a benção de Santa Vitória
Entre tantos, o que mais vemos, são partes do corpo humano (braços, pernas, cabeça...). São pessoas que sofreram algum acidente, ou, pessoas que pedem por alguém da família e, quando alcançam a graça, vem a Carnaúba dos Dantas - RN, sobem o Monte do Galo, que fica em um morro, e, agradecem a Santa Vitória.
Não é raro as vezes que encontramos jovens subindo o Monte de joelhos, com vestes de santos ou descalços num Sol de quase 40% para agradecer por ter passado no vestibular, por ter sido curado ou curada de alguma doença.
Cartas de pessoas que tiveram algum problema no casamento, separaram ou estão passando por problemas sérios e querem a benção da Santa Vitória para que alcancem a graça de ver sua família novamente estruturada.
Pessoas que foram curadas de cancêr. Pessoas que conseguiram realizar o sonho da casa própria. Pessoas que conseguiram deixar o vício do álcool, do cigarro ou das drogas.
De acordo com o depoimento dessa gente cheia de fé, Santa Vitória, ou, Nossa Senhora das Vitórias, como é conhecida por nós, nordestinos, é pura e cheia de graça. Segundo o comentário de alguns romeiros, há décadas eles fazem essa peregrinação ao nosso município com muita fé e devoção em Santa Vitória. Aqui, não costumamos violar suas penitências. Tudo o que foi escrito, foi comentado por eles, devotos de Santa Vitória.
Graças a Deus, somos um povo abençoado, pois temos um Santuário Natural em nosso município e com certeza, somos agraciados por tantos santos. Entre eles: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora das Vitórias, Santa Luzia, São José, São Bento... E tantos outros.
A nossa Igreja agradece a visita daqueles que nos dão o prazer de bem-dizer o nome do Senhor com uma fé tão sincera e pura; que clama com fervor e adoração elevando ao Pai, o seu Santo nome.
Que Santa Vitória ilumine a todos que por aqui passarem. Amém.

Nenhum comentário: