Santa Vitória

Santa Vitória

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS


Uma vez, nos perguntaram porque adoramos tanto as imagens e invocamos a elas por milagres em nome de Jesus. Nos perguntaram ainda, se realmente conhecemos esses ditos santos e se sabemos quais suas veredadeiras características, pois todas as imagens denunciavam uma beleza ínfima. Respondemos que não adoramos essas imagens, mas vemos nelas, toda a beleza daqueles que em nome do nosso Deus, proclamaram o Seu santo nome e suportaram na fé, suas dores. A beleza de uma imagem reflete a beleza interna de quem viveu o amor de Deus, o amor por Deus.
Se Jesus foi para nós católicos sinônimo de amor. Se Ele foi para nós católicos exemplo de fé em forma de simplicidade, humildade. Se através dos seus ensinamentos nos damos conta daquilo que realmente somos aqui na terra: meros pecadores. Se Ele é para nós a cura, a fortaleza, a armadura do cristão. Se Ele morreu crucificado por nós, por nossos pecados e suportou na cruz toda a agonia das nossas falhas, dos nossos herros horríveis, porque fazermos Dele uma imagem feia?
Se Maria, sua mãe imaculada e sem pecado, gerou em seu ventre o nosso Salvador, o Messias libertador, qual motivo teríamos em imaginá-la feia e sem graça? "Bendita sóis vós entre as mulheres..." A mais bela de todas as mulheres. Uma beleza pura que transborda por cada poro seu. Uma beleza tão maravilhosa e única que faz brilhar o olhar até mesmo de quem nada crê. Um sorriso de mãe que cala quem se acha dono de toda verdade absoluta. Um abraço que acalenta e demonstra seu amor, não só por Jesus, filho de Deus Pai Todo Poderoso, mas por todos nós.
Se José, pai adotivo de Jesus aceitou a missão de ser pai de um filho que não foi fruto do seu amor por Maria, e, sim, do amor de Deus por eles e por toda a humanidade?! Por que imaginá-lo um homem feio?
A imagem como arte humana se configura na arte de quem sabe fazer arte. A arte sacra se faz presente em nossas vidas desde sempre. Não sabemos muito sobre essa questão, mas o que falamos é o que sentimos. Acreditamos na beleza pura e espiritual de Jesus, Maria, José e de todos os que creem na misericórdia divina, no amor ao próximo, na fidelidade, simplicidade, humildade e, doação. A maior beleza não é aquela que veste roupas de grife, que anda em carros de luxo, ou, vive em mansões só por necessidade do ser humano classificado como elite. Não é essa a principal beleza que queremos e buscamos ver. O exterior revestido de beleza extrema nem semple reflete a verdadeira identidade. Por esse motivo, as imagens de santos e santas para nós, reflete um amor puro, único e maravilhoso enviado por Deus que nos criou sua imagem e semelhança. Não adoramos as imagens. Vemos nessas imagens a beleza interior e espiritual daqueles que tanto nos amou, que tanto nos ama. Adoramos sim, o Deus que nos criou e conseguiu ver em nós, uma beleza que não conseguimos ver. Você já viu uma imagem de Deus? Se somos sua imagem e semelhança, que imagem você tem de si mesmo? Que imagem faria de você mesmo? Uma imagem feia ou uma imagem bonita? O que de verdade reflete a sua imagem? Pense nisso tá?

Por Joelson e Lena

Um comentário:

Anônimo disse...

Penso que a nossa imagem deve refletir Jesus. Ela é o convite a viver uma vida de Anuncio da Boa Nova. Essa mesma imagem é o testemunho que temos como seguidores verdadeiros da Palavra.

Paz e bem!