Santa Vitória

Santa Vitória

sexta-feira, 25 de junho de 2010

QUAL DESSES DOIS FUNDAMENTOS DEVEMOS SEGUIR?

MATEUS 7, 24 - 29

Os dois fundamentos. "Portanto, todo aquele que ouve estas minhas palavras, e as põe em prática, será como um homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, sopraram os ventos e deram contra a casa, mas ela não desabou. Estava fundada na rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será como um homem tolo que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, sopraram os ventos e deram contra aquela casa e ela desabou. E grande foi sua ruína.
Ao terminar Jesus estes discursos, a multidão do povo se admirava de sua doutrina, pois ele os ensinava como quem possui autoridade e não como os escribas."

Essa leitura do Evangelho de Mateus nos leva a imaginar quantas pessoas constrõem sua vida sem base alguma. Quantas pessoas que se dizem firmes na palavra do Senhor acabam se distanciando das coisas do Pai e por esse motivo, caem. Não são fortes o suficiente para aguentar as tempestades, ou, as enxurradas. Ouvem a palavra do Senhor, vivem todos os momentos da Igreja como se assim, pudessem mostrar à toda comunidade católica sua cristandade. Infelizmente, isso não implica necessariamente em ser cristão. Ouvir e não viver a palavra é estar fincado na areia. Um dia, toda essa pose de bom cristão cai e, então, é chegada a ruína. Não adianta apenas ouvir. Não adianta apenas ir às missas do domingo, ajoelhar-se em frente ao Santíssimo e rezar. É preciso agir. As ações mostram a real ação do Espírito Santo nas nossas vidas. Deus não nos escolhe por méritos intelectuais. Somos leigos, e, mesmo assim, fincamos nossas vidas na rocha. Muitos são os problemas, as tribulações, as tempestades e as enxurradas. Muito, é também, a vontade de servir. Grande é a fé. Aquele que ouve, aquele que vive e age de acordo com os mandamentos, de acordo com os ensinamentos escritos na Sagrada Escritura, constrói e edifica sobre a rocha a sua vida, a sua família. Nada o destruíra. Não podemos ser escribas. Não devemos apenas ouvir e transformar em escrito os ensinamentos do Pai. É preciso, como Cristo, levarmos também a sua palavra. É preciso agir. Para isso, é preciso sentir a unção do Espírito Santo em nossas vidas.
Que possamos repensar a nossa função de "ser cristão" aqui na terra. Qual desses dois fundamentos seguimos?
Que Santa Vitória os abençõe hoje e sempre. Amém!

Por Joelson e Siulene

Nenhum comentário: