Santa Vitória

Santa Vitória

domingo, 13 de junho de 2010

O que é a oração? O que é orar?

Pensei que sabia rezar. Pensei que as orações que eu fazia durante a noite me bastavam, afinal, eu também rezava nas missas aos domingos, quando eu assistia alguma. Assistia! Parece até que estou falando de um programa de televisão não é? Um daqueles programas que nos habituamos a assistir nos finais de semana e acabam se tornando rotineiros. Era assim que acontecia comigo. Meu tempo já era pouco pra tantos compromissos, então, Deus deveria agradecer por eu tirar um pouco do meu tempo pra rezar para ele, mesmo porque, nem sempre conseguia aquilo que eu queria. Deus nem sempre me ouvia e eu, reclamava.
Não conseguia entender o motivo das pessoas se entregarem tanto as orações. Para mim, bastava saber rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria, um Credo e pronto! Era suficiente.
Num dia qualquer, num dos meus tantos momentos de desespero e desconforto total diante das dificuldades que o meu cotidiano teimava em acumular, entrei no meu quarto sozinha e comecei a chorar. Chorava compulsivamente, copiosamente. De repente aconteceu algo que se alguém contasse, jamais acreditaria. Chorando eu conversava com Deus. Dizia-lhe que eu precisava aprender a orar. Dizia-lhe que já estava cansada de ouvir tanta gente pedir para eu rezar, pois só assim, conseguiria finalmente ter paz de espírito. Mas eu sempre fizera isso e até aquele momento, nada de bom havia acontecido na minha vida. Foi a melhor das sensações que já sentira. Me vi parada no meu quarto, sentada na minha cama e de olhos fechados. Nada conseguia falar. Não precisava falar nada, pois o frio na coluna vertebral anunciava que era hora de fazer silêncio e apenas ouvir. E eu consegui finalmente ouvir. Consegui finalmente sentir. Sabe! Era um frio que arrepiava todo o meu corpo. Parecia que alguém estava sentado ali ao meu lado me acalentando. Fechei meus olhos e vi oos olhos de um homem que me olhava tão carinhosamente que mesmo chorando, pude sentir nos meus lábios o início de um sorriso. Então senti no meu rosto uma sensação de carinho. Era uma mão feminina que enxugava as minhas lágrimas e me cobria com um manto azul. Não conseguia dizer nada. Sabia naquele momento que não era preciso. Descobri finalmente a importância da oração. Descobri finalmente o que é orar. Descobri que durante todo esse tempo em que eu estava rindo do tempo que outras pessoas perdiam orando, rezando, era por mim, esse tempo perdido. Descobri principalmente que a cada tropeço meu, Maria Santíssima enxugava as minhas lágrimas e me acolhia no teu manto para que eu não me afundasse mais ainda no meu egoísmo. Descobri que Jesus andava sempre ao meu lado e não me pedia nem tempo nem palavras.
Agora me calo e peço perdão por todo o tempo perdido. Aprendi que rezar é também orar. Aprendi que muitas vezes, para Deus, o que importa não são as palavras proferidas e sim, as palavras que o coração sente. Obrigado Senhor, por ter me ensinado a orar. Obrigado Senhor, por ter me dado o seu tempo, pois o meu, foi gasto com bobagens. Obrigado! Agora me calo para provar a ti em ações o quanto te amo. O que é a oração na minha vida? É a unção do Espírito Santo em presença viva em cada instante do meu viver. O que é orar? É acreditar na cura das feridas através de uma conversa aberta com Deus, sem nada esconder. Sem temor, sem mentira, sem falsidade, apenas, com amor e muita fé. Olhaste para mim quando pensei não acreditar em ti. Acreditaste em mim quando não te vi. Falaste comigo sempre e eu, boba, não ouvi. Obrigado por insistir Senhor. O meu tempo é hoje o seu tempo. Minha oração é de amor por ti. Obrigado Senhor!
Por Siulene Dantas

Nenhum comentário: