Santa Vitória

Santa Vitória

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

"Não tomes a aparência de sábio ao fazeres teu trabalho, nem te enalteças no tempo da necessidade.Vale mais quem trabalha e tem de tudo em abundância do que quem conta vantagem e não tem para comer. Filho, conserva tua honra, mas com humildade e valoriza-te conforme mereces. Quem justificará aquele que peca contra si mesmo, e quem honrará aquele que desonra sua vida? O pobre é honrado por sua sabedoria e o rico, por sua riqueza. Quem é honrado na pobreza, quanto mais o será na riqueza! E quem é desprezado na riqueza, quanto mais o será na riqueza. (ECLESIÁSTICO 10, 26 - 31)

É incrível vermos a quantidade de pessoas que infelizmente tomam para si a aparência do sábio. Essas pessoas costumam esquecer que o bem mais precioso não está na autoridade e tão pouco na prepotência aparente da voz. Jesus sentava-se ao chão com seus discípulos e servos. Ele não sentaria, nem mesmo nos dias atuais, em cadeiras de nobres onde seriam postos à sua frente pratos de iguarias diferentes, talher diferente para cada tipo de prato... Ele não olharia os móveis chiques e tão pouco, lustres e ornamentos. Jesus olharia no olho e aí, veria até onde vai sua sabietude. Veria se a sua humildade te faz um ser honrado e digno de sua visita e do seu perdão.
É incrível vermos o quanto o homem e a mulher se satisfaz com a vida fácil, com o supérfluo. Não aprenderam que não somos nós que marcamos as horas no relógio do tempo. Não somos nós que definimos o nosso destino. O ser humano: eu e você, somos fáceis de sermos enganados. Sabe por quê? Por que costumamos esperar que os outros façam por nós aquilo que não achamos necessário correr atrás. Nos achamos muito importantes para sujarmos nossas mãos. Ficamos cansados com facilidade e, por isso, queremos que os outros nos deem pronto aquilo que não tivemos a humildade de correr atrás. Não fomos sábios o suficiente para percebermos que assim como as coisas fáceis vem de forma fácil, elas vão-se mais rapidamente ainda.
Jesus não se envergonhava de ser filho de um carpinteiro, pelo contrário, Ele se orgulhava de ser filho de um José e de uma Maria pobres, mas escolhidos por Deus Pai, Criador do céu e da terra. Jesus não se importou em dividir o pão e o vinho com seus discípulos, pelo contrário, multiplicou-os para que uma multidão faminta não passasse fome nem sede. Então, assim como diz o Livro do ECLESIÁSTICO já no capítulo 11, versículo 1 "A sabedoria do humilde levanta-lhe a cabeça e o faz sentar-se no meio dos grandes". Sê você o sábio que busca sua grandeza nas coisas pequenas. Sê você aquele ou aquela que não se engradece de suas vitórias e tão pouco humilha aos menos favorecidos, pois a sabedoria de um homem ou de uma mulher não está em sua riqueza material. Ela encontra-se solidificada na fé, no respeito para com o outro e para com si próprio e, na forma humilde de aceitar-se como é e entender que assim, sua sabietude será reconhecida por todos, principalmente por Jesus Cristo.

Que Santa Vitória vos dê a honra de interceder a Jesus por todos nós. Amém.

Nenhum comentário: