Santa Vitória

Santa Vitória

quarta-feira, 7 de julho de 2010

INSTITUTO JOSEFINO - Movimento das Famílias de São José

Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Irmã Vera Lúcia
Irmã Vera Lúcia sonhou junto ao pároco local, o Pe. João Paulo, com essa implantação. É preciso ressaltar que na nossa comunidade temos mais duas Irmãs Josefinas: Irmã Aparecida e Irmã Elvira.


A ORIGEM

A Madre Maria Bernadete Gonçalves de Paula, no seu Coração de mãe religiosa de uma família de consagradas e vendo o fruto do trabalho do Instituto junto aos leigos, dando como missão o campo da família, entrega este trabalho por ocasião da Assembleia em 20 de setembro de 2009, em Fortaleza, no Instituto Monsenhor Luiz Rocha, na presença de D. Edimilson, Arcebispo Emérito daquela cidade, onde ela quiz que o plano piloto fosse no Rio Grande do Norte, entregando a missão aos leigos Josefinos Manoel Cezar Fabrício e Francimária Maria dos Santos Fabrício e os demais, já que os mesmos representam a Província com a Associação dos Fiéis Leigos Josefinos, pois já havia conversado com os mesmos em 19 de setembro, em sua sala na Casa Mãe em Fortaleza, quando os confiou a Missão.

FINALIDADES (Já foram citadas na primeira parte)

FUNCIONAMENTO

. Cada capelinha visitará 12 famílias;
. Permanecerá de quarta à quarta-feira na família, onde sairá para a próxima família;
. Todos os sócios devem saber o dia da visita e horário, na hora marcada, a família seguinte;
. Cada capelinha terá seu(ua) zelador(a) acompanhado(a) pelos Leigos Josefinos ou por Irmãs Josefinas, onde estas morarem;
. Coordenadas pelos Leigos Josefinos com o objetivo de inserir-se na família como campo de missão;
. Ter uma reunião mensal com os zeladores(as) e a cada dois mesesreunião com as famílias para ver a caminhada do grupo e aprofundamento sobre os temas.

MODO DE PROCEDER

. Ao receber a capelinha, coloca-se em um lugar de honra na sala, em uma mesa ou estante com velas e flores. A família fica à vontade sobre como ornamentar o local;


CANTO - oração acolhida pela família, sempre orientada pelo(a) zelador(a) ou pessoa designada pelo(a) mesmo(a).


Serão três meses, ou seja, doze quarta-feiras. Haverá sempre a missa pelos sócios, da qual participarão na Igreja, e tudo começa novamente, pois é um grupo de família.

EXPLICAÇÕES

Doze representam as 12 tribos de Israel, os 12 apóstolos e as 12 estrelas da coroa de Nossa Senhora Senhora, pois são números perfeitos, 12, 7, 3, 33. Para o Monsenhor Luiz de Carvalho Rocha, em 33 foram os anos de Cristo e 1933 foi o sonho do início do Instituto Josefino. 7, foram as 7 primeiras irmãs a fundar o Instituto Josefino Congregação das Irmãs, 7 dons do Espírito Santo, 7 frutos do Espírito Santo, 7 dores de São José e 7 alegrias de São josé, o início da criação. 3, a Santíssima Trindade e a Sagrada Família. Por isso que são três meses. 12 famílias e 12 quartas-feiras. No Rio Grande do Norte foram 7 leigos que fundaram o primeiro grupo em Barcelona, Ruy Barbosa e São Tomé, junto com duas religiosas, Irmã Maria de Jesus Teófilo e Irmã Maria José de Oliveira, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de São Tomé, da Arquidiocese de Natal e o Pe. Givanildo de Medeiros Araújo, Pároco da Paróquia de São Vicente Férrer, da cidade de São Vicente, da Diocese de Caicó, vendo a relação das 7 primeiras irmãs e os 2 sacerdotes, o Monsenhor Luís de Carvalho Rocha e o D. Antônio de Almeida Lustosa.


.


Nenhum comentário: