Santa Vitória

Santa Vitória

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

FAMÍLIA

Família é tudo aquilo que imaginamos necessário as nossas vidas. Às vezes a família pode ser em contexto, uniformizada, estruturada e vinculada a preceitos cristãos que lhes concede o dom do "bem caminhar" e assegura-lhes a força vital da sobrevivência em família. O amor paterno, o amor materno e o amor fraterno, todos regidos pela fé.
Às vezes ela nos mostra de um jeito triste sua falta de estrutura, sua falta de fé que transfere hereditariamente aos filhos a pobreza de espírito manipulada por uma sociedade consumista e cadenciada em princípios sociais e econômicos que desvinculam toda a vontade de se reestruturar: é um esposo que não mede palavras e acusa a esposa de todos os problemas existentes no mundo e em casa; uma esposa que acusa o seu esposo de não saber ouví-la, de não respeitá-la, de não amá-la mais como antes; filhos que acham que tudo é fácil e que suas necessidades como adolescentes precisam ser atendidas, independente da situação financeira de seus pais no momento; sogros que acham que o seu filho ou a sua filha poderia ter escolhido alguém melhor para companheiro ou para companheira; irmãos que pensam fazer parte dessa nova família e acabam se envolvendo mais do que devem nos problemas familiares; vizinhos que acabam ouvindo o que não devem e por esse motivo, acabam falando bobagem; casa sem nenhuma privacidade - um espaço físico que mais parece uma rodoviária ou um aeroporto de tanta gente que entra e sai.
Família é isso, ou, algo bem mais complicado.
Família era pra ser tudo de bom: sem problemas, sem conflitos, sem expectativas ou medo. Sem misérias, sem desencontros. Mas, talvez se assim fosse, isso tudo que complica e por vezes implica, não fosse realmente família.
Família precisa afirmar os seus medos na luta pela sobrevivência. Precisa se estruturar sobre os erros que acaba cometendo pelos longos e espinhosos caminhos, para que assim, seja solidificada e, sobretudo, renovada. Precisa ter um lado espiritual afirmado e confirmado para que consiga aceitar que as suas necessidades de subsistência não são únicas, e que podem ser modificadas dentro de suas limitações com fé e esperança em Jesus, Maria e José, pois se Deus os fez exemplo de família, se faz necessário acreditarmos e querermos ser também, família.
Família é GUERRA, é ÓDIO, é TRISTEZA, é DESENCONTRO, é ERRO. Mas se quisermos, tudo isso pode ser renovado e transformado em PAZ, AMOR, ALEGRIA, ENCONTRO, ACERTO e acima de tudo, em DOAÇÃO um pelo outro sem tanta cobrança. Com tudo isso, a família é sonho que não pode ser transformado em pesadelo. É saber ouvir em silêncio o que o outro tem a dizer. É não insistir no erro mais de uma vez. É não se omitir e não desistir da luta. Família é uma necessidade do homem e da mulher buscar juntos, ser realmente família como exemplo da Santíssima Trindade.
Família parece não ter fim. É algo sem volta e, mesmo quando pensamos em dar um basta, um chega pra lá, Deus nos dá a possibilidade de percebermos sua importância. Ele nos mostra o quanto precisamos dela e ela, de nós.
Família é algo tão forte e importante que nem mesmo os maiores problemas conseguem nos separar totalmente DELA.
Família é algo estranho! É algo assim complicado. Mas é assim que tem que ser, e, só por ser assim é BOM, pois é e sempre será FAMÍLIA.

Nenhum comentário: