Santa Vitória

Santa Vitória

terça-feira, 14 de setembro de 2010

BURRICE NAS NUVENS


Sem dúvidas que a pior mancha na Igreja é a tentativa dos homens de racionalizar o Divino.

Como é difícil para os "racionais" entender a Providência e as Manifestações do Senhor em nossa vida quotidiana. Eles sempre nos oferecem teorias vindas dos baús de suas próprias mentes.

É uma tentação humana querer explicar tudo à luz dos próprios interesses. Aos poucos, Deus se torna algo "explicável". Temos teorias para tudo. Sabemos tudo. Deus é o caderno que eu estudo. Pronto.

E Pedro tentou isso na Transfiguração do Senhor. Um inédito acontecimento que deveria ser aproveitado, sem pensar nas conseqüências. Mas, Pedro quis raciocinar e mais uma vez "pisa na bola" com Jesus. Coitado. Pensou que bastaria levantar três "tendinhas" e o cristianismo estaria pronto.

Mas, naquele tempo o conhecimento era pequeno. Pedro tinha uma excelente justificativa para suas "mancadas": Tudo era começo.

Passaram-se mais de 2000 anos e a gente ainda tenta arrumar as coisas de Deus com bases nas nossas coisas. Óbvio que Deus conta comigo mas, nem sempre o meu talento natural orienta minha vida para Deus.

Quantos leigos, padres, autoridade da Igreja sofrendo e cedendo a tantas tentações. Na ânsia de servir a Deus, estragam a evangelização, dão contra testemunho e fazem de Deus seu "banner de eventos".

Quanta burrice nas nuvens. Deus quer nos cercar com Sua Graça. Deus quer se revelar. Deus quer que anunciemos Sua Presença. Mas, como, se a maioria das lideranças deturpam a Graça com suas teorias?

Será que um dia, Senhor, saberemos entendê-Lo a partir daquilo que você é e não daquilo que os homens tentam nos explicar? Por isso nunca conseguiríamos ficar sem a Igreja. Ela é mais Mistério do que revelação.

Só quem segue sem entender, entende o que é confiar. Obrigado por ter-nos dito isso, Mestre

Nenhum comentário: