Santa Vitória

Santa Vitória

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

OLHE PARA OS MOVIMENTOS E INTERPRETE

Dentre alguns dos dons que O Senhor concede a quem pastoreia, está o dom de interpretar as reações humanas e identificar se a ovelha vai seguir ou vai cair.

Talvez por isso muitos bons líderes e fundadores de comunidade conseguem "antecipar" alguns acontecimentos dentro de suas obras. É um discernimento dos espíritos que lança olhares para as manifestações humanas de suas ovelhas.

Um pastor nunca vive para si. Ele vive para Deus. E, suas ovelhas, uma vez neste aprisco, nesta comunidade, devem seguir os passos do pastor que, tenazmente, busca fidelidade ao seu Deus.

E toda reação humana ajuda o pastor a compreender melhor o que a ovelha precisa naquele instante. Mesmo que bravo com sua ovelha, o bom pastor observa, se cala a fala com Jesus sobre sua braveza. O verdadeiro pastor têm reações que podem significar uma ação de Deus para aquele momento. É preciso estar atento. Até o temperamento do pastor é um sinal de que Deus está "olhando" para sua fundação, liderança ou comunidade.

Interpretar movimentos é um dom de pastoreio que precisa ser desenvolvido. Mas, não adianta pastorear uma ovelha com outras dezenas de preocupações na mente. O pastoreio requer atenção, perda de tempo, observância e muita calma.

A ovelha ferida é aquela que costuma ter reações "longe" de seu pastor. Ela não confia mais sua vida ao seu pastor e, o pastor deve observar este fenômeno. Quando a ovelha parar de perguntar "para onde vamos?", "posso fazer isso?", tenho vontade disso, o que você acha, pastor", é porque ela desenvolveu uma vida diferente de quem a pastoreia. Triste mas, ovelha que não pergunta se pode é uma ovelha que se tornou autônoma dentro da comunidade. Tem vida própria. Já não interessa aquilo que seu fundador ou líder pensa. Interessa é que sua vontade seja feita. E estas ovelhas não são as recém-chegadas; são as de mais tempo convivendo com o pastor.

Um pastor atento sabe perceber os movimentos humanos, interpretar certas reações e "antecipar" os problemas. Por isso todo pastor é solitário. Às vezes dá-se a impressão de que um pastor está julgando sua ovelha mas, na realidade é O Senhor que lhes dá um discernimento para entender os movimentos.

Tem ovelha que já se perdeu dentro da própria comunidade ou do redil do grupo de oração, mas ainda não percebeu. O pastor sim, já notou. Têm ovelha com tanta vontade própria que vive sua vida dentro da comunidade independente do andamento da obra. Têm ovelha que pensa por si só e que não pergunta mais nada ao seu pastor. Triste mas, são ovelhas que estão caindo no precipício da perda de suas vocações.

A intimidade com Jesus é o primeiro passo para que o pastor perceba estes e outros erros. O Senhor nunca poupará um fundador ou líder carismático de sofrimentos, angústias e solidão. Por isso que estas revelações através dos movimentos humanos machucam tanto os pastores. Porém, elas são necessárias - e Deus mesmo "deixa às claras" - para que a obra seja mais fiel.

Que o Espírito Santo capacite mais os pastores. Antes de assumir pastoreio, todos nós devemos passar por um período de adaptação e maturidade a esta sublime missão que O Senhor nos confia. Que Ele suscite também ovelhas que saibam observar os movimentos de seu pastor antes que ele morra. Mais do saudades, a pior dor é a perda daquilo que Deus confiou a você e, por descuido, passou pelos vãos de suas mãos.

Nenhum comentário: