Santa Vitória

Santa Vitória

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

FILHO: MANTENHA-SE PROFETA


Profeta é uma das três missões que nós recebemos no Sacramento do Batismo: Profeta - Sacerdote - Rei.

Manter-se Profeta nestes dias tão turbulentos em que vivemos depende de uma livre, porém radical adesão evangélica e profunda intimidade com O Senhor.

Naquele Evangelho onde Jesus compara os fariseus a túmulos e cadáveres, sublima duas perigosas tentações: a hipocrisia e a Injustiça.

Hipócrita é todo aquele que finge ser o que nunca foi. Finge ter virtudes, religião. É uma pessoa falsa que se traveste de verdadeira. É um lobo dentro da pele dum carneirinho.

Injusto é uma pessoa que "entorta"o caminho dos outros. É o juiz de direito que tira o preso da cadeia por propina. É o político que se vende e vende suas convicções colocando em risco a vida de outrém. Injusto é quem fala mal dos outros, que levanta falso testemunho, que não mede segundo a verdadeira medida. Que tem interesses próprios atrás de suas decisões e que não age com imparcialidade.

O Senhor alerta-nos sobre estes dois perigos eminentes no Brasil e no mundo, na religião, nas empresas, nas faculdades, baladas, casamentos...

E é neste cenário que O mesmo Senhor nos diz: "Filho: Mantenha-se Profeta!". O Senhor está dando uma ordem para permanecermos "firmes" em nosso Batismo. Mesmo que todos - incluindo nossa família, pai, mãe, irmãos - façam diferente ou sejam seduzidos pelas práticas do mundo. A meu respeito, Deus quer que eu mantenha a Profecia. Que não me incline com as sedutoras propostas do mundo ou que ceda às coisas erradas, contrárias aos ensinamentos de Jesus.

Vivemos em um mundo deitado nos braços da hipocrisia e recebendo carinhos da injustiça. Parece a terra do peter pan, a terra do contrário. Aquele que deveria ser livre, foi preso... Aquele que é acusado, deveria ser libertado. As práticas que deveriam ser exaltadas como boa educação, falar boa gramática, viver sua vocação são atacadas e desprezadas.

E dentro da Igreja? Ah! tema perigoso este. Como pode alguém sertão santinho diante de Jesus Eucarístico e tão antipático e sem educação diante do povo?E aqueles que gostam dos que têm "poder"? Enquanto você é um "nada"nem olham para você e sempre te criticam. Mas, experimente assumir alguma missão importante ou ser conhecido na mídia: você se torna amado e respeitado. Hipócrita injusto é o que eu sou...

Como manter-se profeta em um mundo assim? Agarrando-se em Jesus e sendo fiel até o fim. Não existe outro caminho

Nenhum comentário: