Santa Vitória

Santa Vitória

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

REFÉNS DO PASSADO


O passado é como uma mina de ouro abandonada. Nada mais pode se extrair dela. Passou o tempo. Passaram as horas. Quem fica por ali chora para sempre aquilo que se foi" (extraído de "prelúdios de umaROSAnaJANELA").

Quando o tic-tac do relógio de parede daquele filme que você alugou em DVD fizer com que sua mente retrocesse anos atrás, e sua lembrança começar a divagar trazendo saudades e amargura, "podes-crê": você é refém de seu passado. Aquilo que deveria ser somente lembranças e nada mais, tornou-se, na realidade, a pior de todas as alcatrazes.

Um filme, uma música, um choro de criança, um casal se beijando; a janela da sala, o sucrilhos na mesa, a marca do bombom, a escada externa de uma loja; a bicicleta cor de rosa, a sala vazia, o cheiro do bife; a velha foto, o sabor do creme de milho, o sorriso de um bebê e a estrada de Campos do Jordão; a cadeira rasgada, a varanda sozinha e o sofá sem ninguém; o cachorro velhinho e a vela apagada; a rua na noite, o violão sem corda, no DNA de seu filho... tudo isso me deixa refém do passado.

Para um saudosista o passado tem cheiro, tem perfume, tem gosto e tem som. Para quem habita no passado as emoções são mais vivas e brilhantes, a humanidade é mais dilatada mas o dia-a-dia são chicotadas.

O passado é uma música em constante 'repeat´. O passado não é a música riscada de um velho Long Play, não. O áudio de um saudoso não é voluntário... é um vício... é música viciante que se traduz em " estilo de vida". Para saudosistas "aquilo que passou" é um modus operandi.

No filme da vida de um saudosista nada tem epílogo porque todas as histórias são histórias sem fim. Eles não gostam de finalizar nada. Saudosistas tem medo do fim, medo de terminar alguma coisa. Medo de não se lembrar do que passou. E, quem vive dos destroços do passado tem dificuldades em reconstruir, recomeçar, fazer o novo acontecer.

Só Deus consegue entender um saudosista.. Só Deus consegue levá-lo até o fim das coisas e encerrar aquilo que deve terminar. Sem Deus, os processos do passado da vida de um saudosista sempre ficarão sem sentenças e, condenados 'a prisão perpétua sempre estarão à solta, roubando a alegria de viver.

Saudosistas precisam de Deus para sair de suas minas abandonadas. Quem vive muito sua saudade deve, urgentemente, agarrar na Mão de Deus pois, só Ele entra " nas ruínas" do que eu sou para me resgatar. Família, amigos, amores... nenhum deles consegue arrancar um saudosista de seus escombros. Só Deus tem a luz, a água e a maca certos para o resgate.

"Senhor, sou um saudosista e transformei minha saudade em um estilo de vida. Preciso sair dos escombros do meu passado. Ele me atormenta. Me azucrina. Me aprisiona. Eu quero saltar para a liberdade. Quero a luz do Deus do Resgate de minha vida e de meus sentimentos. Quero encerrar todas as coisas que deveriam ser encerradas. Não quero mais estar preso ao que já passou. Jesus, assim como visitastes a mansão dos mortos, visita a mansão assombrada do meu passado que ainda tanto me condena, deprime e esgota minha alegria de viver. Sem Você, Jesus, não consigo encarar meus medos. Mas, com a força da vitória pela Sua Cruz, sou mais que vencedor. Não sou um passado qualquer".

Nenhum comentário: