Santa Vitória

Santa Vitória

domingo, 16 de janeiro de 2011

BRASIL: ORAÇÃO E DOAÇÃO

Ligo a TV e vejo pessoas correndo desesperadas, sem rumo. Vejo pessoas desoladas sem prumo.
Ligo a TV e tenho a sensação que nada do que vejo é real. É como se nada acontecesse de fato. É como se cada casa caída, cada pessoa morta fizesse parte de uma história de terror que jamais poderia acontecer em nosso país.
Parece hipocrisia de minha parte falar assim, já que não é o primeiro estado brasileiro que passa por situação de calamidade por causa das chuvas. Mas, da forma como está acontecendo...
Me pego pensando em quantas vezes reclamei de minha própria vida: minha saúde, meus bens materiais (poucos), o alimento que colocamos em nossa mesa todos os dias (eu e minha esposa), meus filhos adolescentes, meus pais, meus amigos, os movimentos e serviços dos quais faço parte na Igreja... Minha família! E hoje, quando assisto a televisão vejo milhares de famílias desfeitas, milhares de pessoas (adultos, crianças, idosos, animais) sem uma casa para morar, sem comida ou água para beber, sem roupas limpas e cheirosas para vestir, sem cobertor para cobrir-se nas noites frias. Pessoas que perderam sua mobília e acima de tudo, sua dignidade humana.
Imagino quantas destas pessoas em outras ocasiões de tragédia doaram algo e hoje, encontram-se a espera de doações. Quantas destas pessoas que hoje choram a perda de seus bens, em outras ocasiões se desfizerem de alguns para ajudar um irmão em situação semelhante.
Fico imaginando se é justo passarmos por tantas situações desesperadoras e trágicas e chego a conclusão que de verdade, nada somos no mundo. Nada podemos ter a não ser a certeza que Deus é a única garantia de salvação. Não importa a que classe social façamos parte, somos sementes plantadas num solo que germinado poderá dar frutos bons ou ruins. Talvez isso não tenha muito a ver com a situação catastrófica na qual o Rio de Janeiro se encontra, mas tem a ver com meus sentimentos que no momento, estão voltados para a oração. A entrega ao Pai. Ao pedido de perdão por aqueles que não acreditam que a salvação do corpo depende da salvação da alma.
O homem limita seu espaço e tempo de acordo com suas próprias necessidades e Deus lhe dá o consolo do perdão e purificação, por esse motivo, acredite que todos os que se foram, encontraram paz no abraço reconfortante do Pai.
Choro por todos! Sei que nem os conhecia, mas é difícil ligar a televisão e ver tamanha tragédia sem sentir compaixão e esperança de que tudo irá acabar o mais rápido possível. Creio que o Senhor jamais irá desamparar aqueles que Nele creem. Acredito em Sua misericórdia e por esse motivo oro todos os dias pelas pessoas que perderam a vida; pelas pessoas que perderam seus bens e seus parentes na tragédia do Rio de Janeiro. Oro para que cada minuto, hora e dia, Nosso Senhor cubra de paz e esperança cada sobrevivente; cada uma das pessoas que direta ou indiretamente estão ajudando aos desabrigados, aos orfãos dessa enorme tragédia.
Ligo a TV e espero que minhas orações sejam ouvidas, pois no passado fui um desses desabrigados que, por causa de alguém que assistia a televisão ( em São Paulo, na época, acontecia algo semelhante) hoje tem de volta sua vida. Hoje tem de volta sua dignidade e o mais importante: acredita no nosso país. Acredita na nossa gente tão boa e misericordiosa que chora a perda do outro e consola o outro, sem nem mesmo saber quem é. Foi pela oração e ajuda de tantas pessoas boas que hoje estou aqui.
Ajudem! Doem! Esses sobreviventes precisam de você!



Nenhum comentário: