Santa Vitória

Santa Vitória

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Missa ou Show?

Arquivado sob: Liturgia - Missa @ 11:04

Talvez muitos não concordem com o que vou escrever aqui, enfim, é o meu ponto de vista. Tenho a impressão, às vezes, que muitos músicos parecem tocar por tocar nas missas como se não tivessem nada para fazer em casa ou algo assim. Ou tocam na missa talvez para mostrar seus dotes musicais, mostrar o solo que aprendeu a fazer ou o arranjo diferente que fez para alguma música. Outros cantam com tanta indiferença no rosto que nos dá a impressão de saturação. Como se fossem obrigados a cantar somente "aquela" música para determinado momento da celebração.
Queridos, nós somos livres! É claro que existe o nosso compromisso também, mas somos livres para dizer o que sentimos. É necessário um bom diálogo com a equipe de liturgia ou com o padre (e sei que nem todos os padres dão essa abertura para conversa), mas precisamos ter a consciência que quando tocamos na missa estamos tocando no "Calvário", ou seja, é o "Santo Sacrifício", onde o verdadeiro e Sumo Sacerdote Jesus se dá como alimento para nós.
É egoísmo pensar somente nos nossos interesses querendo colocar as músicas que queremos para celebração, ou fazer "aquele barulho", dando a sensação que trata-se de um show e não de uma missa.
Jovens que vêm vestidas de tal maneira que parece que vão a alguma festa com tanta maquiagem e perfume, que acabam tirando a atenção de toda a assembléia. Sim, Deus merece o melhor, mas precisamos ter discernimento e prudência. O nosso papel é tocar PARA Deus e não, tocar na intenção de ser reconhecido.
Há ainda algo que eu gostaria de comentar: me parece também que muitos não veem a hora da missa acabar para começar uma verdadeira festa com seu ministério de música. Tocam todos os estilos de músicas possíveis, aumentam o som e ficam brincando, improvisando e não dando atenção para a assembléia que ainda está saindo da Igreja em clima de oração.
Creio que o canto final deve ser alegre sim, mas temos que tomar cuidado para não fugirmos da liturgia e precisamos entender que estamos dentro de uma Igreja. Há pessoas que após a missa querem um momento de silêncio para rezar. Há outros que tentam conversar com os amigos, mas não conseguem, pois o som fica altíssimo.
Vejamos o que diz o livro de Eclesiastes 3, 1-7: " Há tempo para cada coisa. Há tempo para calar e tempo para falar".

Descubra o momento certo para apresentar sua musicalidade. Com isso, só temos a ganhar.

Grande abraço
Jorge

Nenhum comentário: